Writesys

Benefícios com o uso da tecnologia GePON

Para entender melhor o que é e como funciona a tecnologia GePON, entrevistamos Nelson Saito, gerente técnico de broadband da Furukawa, empresa parceira da Writesys no desenvolvimento da transmissão de dados do WFone, o callbox da Writesys.

O que é o GePON?
Uma rede óptica passiva (PON - Passive Optical Network) é uma rede ponto-multiponto em que a fibra chega até a rede do usuário final, ela é composta de divisores ópticos passivos que são utilizados para permitir que uma única fibra ótica atenda diversos usuários finais, variando entre 32 a 64 clientes com uma limitação de distância de até 20 km da central ao assinante. Uma configuração PON reduz a quantidade de fibra e equipamentos na central quando comparadas com as arquiteturas ponto a ponto que necessitam de um par de fibras para a conexão.
A solução GePON da Furukawa consiste no fornecimento de toda a solução da rede de transporte ótica, incluindo os equipamentos óticos em conformidade com a norma IEEE 802.3ah e todos os elementos passivos que compõem a rede externa.

Como é utilizada?
O Sistema GePON é uma rede de transporte IP, ou seja, é possível colocar qualquer serviço baseado em IP rodando nesta rede. A aplicação de serviços, que compõem uma solução de ITS - automação de rodovias, está evoluindo para sistemas IP, como exemplo, a aplicação de callbox se tornou uma extensão destes serviços.
Porém, a utilização de callbox IP em uma rede GePON se tornou um grande desafio de engenharia para a Furukawa e Writesys devido a necessidade de baixo consumo de energia devido a utilização de sistemas de alimentação de energia solar.

Quais as vantagens?
A principal vantagem da solução GePON no mercado de ITS em relação aos outros sistemas é menor investimento quando comparados com sistemas como o ponto a ponto, metro ethernet, SDH, Wireless. O principal fator que diminui o custo é a redução na quantidade de fibra para atender aos subsistemas.

O GePON é novo no mercado brasileiro?
O mercado de FTTH em que a tecnologia GePON está inserida, já se tornou maduro.
Grandes operadoras já estão adotando o conceito da rede PON com alternativa de instalação de uma rede de ultrabanda larga, pronto para o futuro.
A tecnologia GePON, por ser custo efetivo, já está sendo aplicado em diversos segmentos que consideramos nicho de mercado, como: PON-LAN, Sistemas de ITS, mercado das operadoras provedoras de internet, upgrade de redes HFC para operadoras de TV a cabo, conexão de estações rádio base para telefonia celular, entre outros.