Writesys

EUA avança na tecnologia veículo à veículo

O Departamento Nacional de Segurança no Tráfego dos Estados Unidos deu início a uma série de medidas para tornar realidade o veículo à veículo (V2V), tecnologia de comunicação para veículos leves.

A tecnologia poderá melhorar a segurança e evitar uma série de acidentes, por meio de comunicação contínua entre os veículos, com a troca de dados básicos como velocidade e posição.

O Departamento de pesquisa indica que as aplicações de segurança usando a tecnologia V2V pode resolver a grande maioria dos acidentes envolvendo dois ou mais veículos.

Com informação da velocidade e localização de veículos próximos, os automóveis podem identificar os riscos e fornecer aos motoristas alertas de frenagem ou da necessidade de manobras rápidas, para evitar acidentes comuns como colisão traseira, mudança de faixa e entradas e saídas em ruas e rodovias.
Estas aplicações de segurança estão em testes com condutores comuns em ambientes reais e em condições de teste controladas.
‘‘A tecnologia representa a próxima geração de melhorias de segurança automática, depois dos cintos de segurança e air bags', disse o secretário de Transportes dos EUA Anthony Foxx.

Fonte: www.itsinternational.com