Writesys

Holanda planeja testes em carros auto-conduzídos

Carros auto-conduzíveis podem aparecer nas estradas holandesas assim que o governo definir as regras para os testes públicos em grande escala.

De acordo com a ministra da infraestrutura e meio ambiente Melanie Schultz van Haegen que fez a proposta, a era de carros auto-conduzíveis chegou e ela quer que o país esteja pronto para desempenhar um papel de liderança internacional em inovação: "carros de auto-condução serão uma contribuição positiva para o fluxo de tráfego e para a segurança da nossa rede de estradas, além de serem mais econômicos".

Para fazer testes em estradas públicas, os regulamentos existentes devem ser alterados. Schultz van Haegen quer apresentar uma proposta nesse sentido em 2015 e planeja anunciar as condições para ensaio e os locais de teste durante o verão.

A ministra ainda quer tomar a iniciativa de alteração dos regulamentos para permitir a introdução internacional em larga escala de carros auto-conduzíveis. Ela anunciou um estudo sobre as questões que envolvem a responsabilidade, habilidades necessárias para dirigir, o tráfego de dados e o possível impacto na infraestrutura. Além disso, ela quer construir uma rede internacional para o desenvolvimento de carros auto-conduzíveis, juntamente com o setor automotivo holandês, institutos de pesquisa e fabricantes de automóveis e caminhões.

Um consórcio incluindo DAF, o Porto de Rotterdam e Transportes e Logística Nederland já apresentou o primeiro pedido para testar caminhões autônomos que conduzem em comboios. O objetivo do consórcio é, dentro de cinco anos, trazer a tecnologia para o mercado de logística.

Fonte: itsinternational.com