Writesys

Mobilidade urbana sustentável é prioridade na Europa

A Comissão Europeia sinalizou que vai intensificar o seu apoio e incentivo para as cidades desenvolverem planos sustentáveis de mobilidade urbana. As iniciativas fazem parte do novo Pacote de Mobilidade Urbana adotado no último mês pela Comissão Europeia.

Segundo o Siim Kallas, comissário da UE para a mobilidade e transportes, "enfrentar os problemas da mobilidade urbana é um dos grandes desafios no setor dos transportes hoje. Com uma ação coordenada com as autoridades locais a proposta pode ser mais bem sucedida ", comentou.
Com o pacote, a Comissão reforça as suas medidas de apoio na área da mobilidade urbana, ampliando o intercâmbio, apoio financeiro específico e investimento em pesquisa e desenvolvimento.

Também identifica iniciativas concretas em relação à logística urbana, regulamentos de acesso e taxas de circulação, sistemas de transporte inteligentes (ITS), bem como a segurança rodoviária urbana.

Após anos de intercâmbio e análise das melhores práticas que envolveu peritos e partes interessadas em toda a Europa, um conceito para Planos de Mobilidade Urbana Sustentável surgiu como uma abordagem eficaz para estimular uma mudança no sentido de uma mobilidade mais sustentável e uma melhor qualidade de vida nas áreas urbanas.

O atual portal sobre planos sustentáveis de mobilidade urbana, www.mobilityplans.eu, será expandido em um centro de conhecimento e competência virtual.
Mais informações sobre o Pacote de Mobilidade Urbana está disponível no site da Comissão Europeia (clique aqui).