logo

ANTT debate infraestrutura para um transporte mais eficiente e sustentável no Santos Export 2025

A infraestrutura de transportes do Brasil está passando por uma transformação necessária e urgente para alinhar desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental e social. Esse foi o tema central do painel Infra ESG Talks, realizado nesta terça-feira (18/3), dentro da programação do Santos Export 2025, o maior encontro de transportes e infraestrutura voltado ao principal complexo portuário da América Latina.

O evento contou com a moderação do diretor da ANTT, Felipe Queiroz, que reforçou o papel estratégico da Agência na construção de um setor logístico mais eficiente, sustentável e competitivo. "A ANTT está comprometida em promover um ambiente regulatório que estimule investimentos sustentáveis e otimize a integração entre os modais ferroviário, rodoviário e portuário", destacou Queiroz.

O painel reuniu especialistas e autoridades do setor para discutir os desafios e oportunidades da adoção dos princípios ESG (Environmental, Social and Governance) na infraestrutura nacional. Entre os painelistas, além do diretor da ANTT, estavam Cloves Eduardo Benevides, Subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes; Danielle Bernardes, Gerente Executiva da Confederação Nacional de Transportes (CNT); Juliana Silva, Diretora de Sustentabilidade da CCR; Beatrice de Toledo Dupuy, Gerente Executiva de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil; e Danilo Veras, Head de Public Affairs do Grupo Maersk para a América Latina.

Os participantes abordaram temas como descarbonização da infraestrutura de transporte, governança responsável e inovação tecnológica para reduzir impactos ambientais e sociais. Danilo Veras, da Maersk, destacou a importância da eletrificação de frotas e do uso de combustíveis alternativos para reduzir a pegada de carbono do setor. Já Juliana Silva, da CCR, ressaltou como a sustentabilidade tem contribuído para a eficiência operacional e os resultados da empresa.

O papel da ANTT na promoção de um transporte mais sustentável

A ANTT tem se consolidado como um agente fundamental na construção de um setor logístico mais sustentável e resiliente. Entre as principais diretrizes da Agência para os próximos anos estão:

"Além disso, a ANTT busca alinhar suas políticas às melhores práticas internacionais, garantindo que a infraestrutura de transportes do Brasil esteja preparada para os desafios da transição energética e das novas demandas globais por soluções mais sustentáveis", completou o diretor da ANTT, Felipe Queiroz, responsável pela pauta sustentabilidade dentro da Agência.

O Santos Export 2025, em especial no painel Infra ESG, foi um momento fundamental para a troca de experiências e reforçou a importância do diálogo entre o setor público e privado para promover a inovação e a sustentabilidade no transporte brasileiro, uma vez que a infraestrutura de transportes transcende a logística, impactando diretamente a sociedade, influenciando o desenvolvimento regional, a criação de empregos e a qualidade de vida da população.

"A ANTT continuará atuando para garantir um setor de transportes mais moderno, sustentável e competitivo, promovendo um futuro em que a eficiência e a responsabilidade ambiental caminhem lado a lado", conclui Queiroz.

Ciclo ESG

Ciclo ESG é uma iniciativa da ANTT que objetiva a integração de boas práticas ambientais, sociais e de governança à cultura organizacional e aos contratos de concessão regulados e fiscalizados pela Agência. É um compromisso de responsabilidade, sustentabilidade, ética e transparência motivado pela preocupação com o futuro e pelo entendimento da necessidade de ser um agente de mudanças.

Fonte: ANTT