Com novo visual e mais moderna, o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) garante mais segurança a todos os motoristas habilitados no Brasil, afirmou na quarta-feira (01/06) o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Bruno Eustáquio. Junto com o secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, ele participou de uma cerimônia para lançar o documento no Mato Grosso do Sul.
Elaborada por meio de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) do Ministério da Infraestrutura e o Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal, a nova versão incorpora código MRZ, o que facilita a identificação por países signatários da Convenção de Viena.
Agora, a CNH conta com as cores predominantemente verde e amarelo e a assinatura do motorista fica logo abaixo da foto. Também tem elementos gráficos que dificultam falsificação e fraudes e inscrições em português, inglês e espanhol.
“Infraestrutura é desenvolvimento, é tecnologia e é também cidadania. A nova CNH vai garantir para os condutores mais segurança, e faz parte da nossa agenda de transformação digital do MInfra”, destacou o secretário-executivo, acrescentando que a versão faz parte da nova política de tecnologia e inovação do Governo Federal.
Validade
A indicação de CNH temporária ou definitiva será indicada no canto superior direito pela letra P ou D, respectivamente. Logo abaixo da tabela de categorias, indicam as restrições médicas e se o condutor exerce a atividade remunerada. O QR Code está mantido no verso da carteira de motorista, armazenando todas as informações relacionadas ao condutor.
A CNH será emitida de forma eletrônica e impressa. Segundo o secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, a substituição do documento não é obrigatória. “Todos os documentos de habilitação expedidos continuam valendo até a data de validade. O condutor só vai precisar fazer a renovação dentro do prazo legal previsto que virá no novo formato”, disse.
Fonte: Ministério da Infraestrutura